Revista Íbamò

Notícias

 

Dossiê: “Capoeira, Política, Diversidade e Ancestralidade: Construindo Ações Contra as Distorções”. Vol. 02, Nº 02, 2019.

 

A Revista Íbamo está recebendo artigos para a sua segunda edição cuja temática é: “Capoeira, Política, Diversidade e Ancestralidade: Construindo Ações Contra as Distorções”. Os temas podem abranger as diferentes leituras sociais, culturais e econômicas que dialoguem com a capoeira. O presente Dossiê tem como objetivo reunir textos dedicados aos estudos com interfaces entre a capoeira e as políticas públicas a respeito da sua diversidade e ancestralidade. A revista tem como meta destacar investigações que demonstrem o papel das ações afirmativas como elemento de fortalecimento da capoeira na sociedade. A finalidade do dossiê é dar visibilidade as discussões acadêmico-científicas, artistas, militantes, movimentos sociais, capoeiristas que remetem a estudos que exercitem a reflexão a respeito do que foi e é a manifestação negra. Queremos dar visibilidade a reflexões que debatam as políticas públicas na capoeira com outras manifestações negras como, por exemplo, a comunidade de terreiro, quilombolas, hip-hop e demais irmandades negras. A perda de políticas públicas para capoeira no Brasil em função de um conjunto de projetos de leis. A presença e a importância da mulher nas rodas. Quais as distorções da chamada capoeira gospel e a religiosidade.

As submissões de artigos podem ser feitos neste link: https://www.even3.com.br/revistaibamo2019/

 
Publicado: 2019-10-27
 

Dossiê: Regulamentação da Capoeira, riscos e desafios para um Ofício de Origem Popular: continuidades e rupturas

 

O debate pela profissionalização da capoeira, vez por outra volta a ser discutido na agenda de diversos segmentos ligados ao nosso patrimônio cultural afro-brasileiro, neste caso específico o Ofício dos Mestres e das Mestras de Capoeira.

Normas para envio dos textos para o Dossiê: Regulamentação da Capoeira, riscos e desafios para um Ofício de Origem Popular: continuidades e rupturas

 
- O texto deverá ser feito seguindo as seguintes normas: 
 
- Fonte Times New Roman; 
- Título em Negrito, centralizado, com todas as letras maiúsculas em fonte tamanho 14; 
- Subtítulos em negrito. Corpo de texto em fonte tamanho 12, com espaçamento 1,5; 
- As figuras, mapas e tabelas devem ser ordenadas numericamente e inseridas no próprio texto; 
- Notas de texto devem ser colocadas, de forma numerada, no rodapé. 
 
Os trabalhos completos deverão estar de acordo com as normas padrões de apresentação de trabalhos acadêmicos da ABNT - NBR 14724 - e conter entre 08 e 12 páginas. 
 
Os artigos completos deverão ser enviados para: revistaibamo@gmail.com e/ou contato@revistaibamo.com.br 

Com vistas a contribuir com o debate, a Revista Íbamò e a Universidade da Capoeira - UNICAP, convidou alguns autores/autoras, pesquisadores/pesquisadoras e detentores/detentoras da capoeira que tem discutido, mesmo que sucintamente, este tema, para que possam contribuir com seus textos para a elaboração de um dossiê que estaremos disponibilizando online e impresso, com vistas à esclarecer os pós e os contras da profissionalização da capoeira. A seguir os critérios para o envio dos textos para a nossa revista. 

Lembrando que os textos serão analisados pelo nosso Conselho Editorial, podendo ser aprovado ou não para publicação. E que cada texto enviado é de inteira responsabilidade de seu autor/autora.

 
Publicado: 2019-10-27 Mais...
 
Outras notícias...

v. 1, n. 1 (2018)


Capa da revista

Revista Íbamò - Ano 1, Número 1, Novembro 2018

Editor: Paulo Menezes (Mestre Paulão Kikongo)

Capa: Paulo Menezes

Foto da Capa: Mestre Moa do Katendê (Divulgação Facebook)