SALVAGUARDA DA CAPOEIRA: BALANÇO, PROPOSIÇÕES E PERSPECTIVAS

Neuber Leite Costa

Resumo


Para Mészáros (2002; 2007), o sistema de metabolismo social do capital forma-se a partir de um núcleo central, oriundo de um tripé formado pelo próprio capital, pelo trabalho assalariado e o Estado. O filósofo acredita que é impossível romper com a lógica do capital rumo à verdadeira transformação, sem a extinção deste tripé. Além disso, o sistema é essencialmente destrutivo, contudo, através do seu metabolismo, sempre se expande, de forma mais incontrolável e destruidora.

Tomando emprestado este pensamento, observamos que as ações que presenciamos, relacionadas às políticas culturais voltadas para a capoeira, não se constituem em mudanças significativas na vida de sua comunidade, em razão da impossibilidade de mudanças mais radicais, na atual sociedade em que vivemos. Estas são proposta pelo Estado, alicerce fundamental de manutenção da lógica do capital. Sendo assim, nenhuma política que brote desse contexto deverá alterar a hegemonia mantida pela classe que está no poder.

Palavras-chave


capoeira; ofício dos mestres de capoeira; salvaguarda; patrimônio cultural

Texto completo:

PDF

Referências


ABIB; Pedro J. Cultura Popular e o Jogo dos Saberes na Roda. 2004. 170 f. Tese de Doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação. Unicamp - Campinas.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural: o direito a cultura. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2006.

FERRON, Fábio Maleronka. JUCA. Cultura e Mercado: desde 1998, para quem vive de cultura. Disponível em: http://www.culturaemercado.com.br/site/pontos-de-vista/juca/. Acesso em: 11 set. 2011.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Roda de capoeira e oficio dos mestres de capoeira. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13993&sigla=Institucional& retorno=detalheInstitucional. Acesso em: 11 set. 2009.

______. Certidão do registro nº 5. Ofício dos Mestre de Capoeira. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=960. Acesso em setembro de 2009.

______. Certidão do registro nº 7. Roda de Capoeira. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=961. Acesso em: 22 set. 2009.

______. Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. 2007. Portal do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=3224. Acesso em: 2 dez. 2007.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Campinas: Boitempo, UNICAMP, 2002.1102p.

______. Educação Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo. 2005. 77p.

NUNES, Aurelio. Um ano depois capoeiristas ainda esperam prêmio do edital. Uol esporte, 21/04/2004. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/ lutas/ultimas/2009/04/21/ult4362u560.jhtm. Acesso em setembro de 2009.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas Culturais no Brasil: tristes tradições. In Revista Galáxia. São Paulo. nº 13. p. 101-113. 2007.

VIEIRA, Luiz Renato e ASSUNÇÃO, Matthias Röhrig. Os desafios contemporâneos da capoeira. In: TEXTOS DO BRASIL. Capoeira. nº 14. Brasília: Ministério das Relações Exteriores. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Neuber Leite Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.