CAPOEIRA E EDUCAÇÃO DOS AFRODESCENDENTES

Henrique Antunes Cunha Junior

Resumo


A capoeira é uma prática corporal, literária, musical e social.  Corporal porque inclui os movimentos baseados nas possibilidades dinâmicas de movimento do corpo, literária pelo uso do verso e instrumentos musicais que dão o ritmo e guiam a evolução do jogo de capoeira e social face a ideia do jogo onde estão lazer, diversão e elementos da prática coletiva e obedece normas ritualizadoras. A partir da base africana, a capoeira toma na atualidade diversas formas e significados.


Palavras-chave


capoeira, cultura, educação, patrimônio cultural; educação patrimonial

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Referências


CUNHA JUNIOR, Henrique. NTU. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 9, p. 81-91, 2010.

OBENGA, Théophile. African Philosophy – The Pharaonic Period: 2780-330 BC, Dakar: Per Ankh, 2004. (Traduction de l’ouvrage La Philosophie africaine de la période pharaonique 2780-330 avant notre ère, Paris: L’Harmattan, (1990).


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